- Contra a gripe comum: todas as pessoas com 60 anos ou mais.
- Contra a gripe pandêmica H1N1 2009: unicamente os doentes crônicos com 60 anos ou mais.
Os idosos portadores de doenças cônicas receberão as duas vacinas, aplicadas separadamente, uma em cada braço.
A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso é realizada desde 1999, sempre em parcerias com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
A vacinação é efetuada no outono, para que as pessoas estejam protegidas durante os meses mais frios do ano.
O vírus da gripe sazonal tem uma maior incidência no período do inverno. Nesse período do ano sempre há um aumento no número de atendimentos ambulatoriais e de internações causadas por doenças respiratórias.
OBJETIVO DA CAMPANHA: evitar a gripe e diminuir a morbi-mortalidade e as internações causadaspela influenza, na população de 60 anos e mais.
POPULAÇÃO A SER VACINADA: O ministério da Saúde preconiza a vacinação contra a influenza de 80% da população alvo (e a manutenção desses índices ao longo dos anos). O Programa Nacional de Imunizações-PNI enfatiza as ações públicas preventivas que visem contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos, sendo a campanha anual de vacinação uma das estratégias para a redução da morbi-mortalidade pela gripe.
EPIDEMIOLOGIA: a gripe é uma doença de distribuição universal. Essa infecção respiratória já causou mais mortes do que as duas guerras mundiais.
PANDEMIAS: o século passado presenciou três pandemias de influenza, e todas se disseminaram mundialmente, dentro de um ano após a detecção:
- "GRIPE ESPANHOLA" (vírus subtipo H1N1) entre 1918 e 1919- 30 a 40 milhões de óbitos.
- "GRIPE ASIÁTICA" (vírus subtipo H3N2) entre 1957 e 1958- 1 milhão de óbitos.
- "GRIPE HONG KONG" (vírus subtipo H2N2) entre 1968 e 1969- 500.000 a 1 milhão de óbitos.
Na pandemia de 1918 morreraqm mais adultos jovens, mas em 1957 e 1968 os óbitos ocorreram principalmente em pessoas com mais de 60 anos.
A Vigilância Epidemiológica da gripe é uma atividade mundial, que foi estabelecida em 1952 e hoje mobiliza 114 laboratórios em 85 países, coordenados por três centros de referência VINCULADOS à Organização Mundial de Saúde-OMS.
No Brasil, três laboratórios compõem esta rede: Fundação Oswaldo Cruz (RJ), Instituto Evandro Chagas (PA) e Instituto Adolfo Lutz (SP). Os dados computados servem para fornecer um panorama global da epidemiologia da gripe na temporada corrente, e orientar a composiçãos mais adequada da vacina para a temporada seguinte.
Site: Texto adaptado da Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário